 Olá Rogerio!

  Na verdade o treinamento foi feito para o SERPROS (o fundo de pensão do
SERPRO) há alguns dias, no Rio de Janeiro. Foi um treinamento de 16 horas
sobre o Base e um dos últimos compromissos que tive pela Associação
BrOffice.org.

 Utilizei nesse curso um material que já publiquei, chamado:

   Conectando_BDs_Access_ao_BrOffice.org_Base_2.0.x.odt

Você vai encontrá-lo na documentação do www.broffice.org , na seção
"Apostilas da Comunidade".

Acho que isso responde a sua pergunta. No entanto, também acho útil comentar
que tenho muito mais a contribuir com material da minha autoria. Farei isso
sem pressa e no momento em que achar conveniente. Especialmente depois das
"férias colaborativas" às quais estou me dedicando.

Abraço,

Gustavo Pacheco.