Prezados Raul e Murilo, Prezada Vera :
Infelizmente, por experiência pessoal, todas as tentativas de trabalhar de
bancos dados com tabelas de 100 (mais ou menos) campos, os quais tenho
acesso mensalmente, foram extremamente negativas, sendo que a maior delas,
foi a perda de dados !
Lentidão, travamentos e outros, também !
Os arquivos eram transformados de DBF para ods e, posteriormente importados
para os bancos, em odb.
Em algum ponto, TODOS os bancos,sejam com 1.000 ou 100.000 registros,
ruíram !
Não tenho palavras para expressar o meu descontentamento com o
"recuperador" !
Anos atrás, depois de postar no Fórum Oficial (http://www.oooforum.org/),
críticas, sugestões e adeus, tentei utilizar novamente o Base e, nada mudou
!
Até que no passado, experimentei outros bancos com características
semelhantes e, a decepção foi maior ainda, pois alguns deles, além de
sobrevivem por pura dedicação pessoal, pecam pela indisponibilidade de
funções, tão básicas quanto a ausência de um CONTAR, AGRUPAR !
Aqui deixo meu respeito a todos os projetos mantidos por uma Comunidade,
sendo que sempre fui atendido e, tento colaborar, principalmente através
dos fóruns !
Mas, chega um momento em que tudo ultrapassa o aceitável !
Provavelmente, ele tenha seu limite e em tabelas menores, ser utilizado com
sucesso!
A documentação fala em bancos com Terabytes....
Apesar de ter "acesso" a uma versão não atualizada, de outro banco, além da
velocidade, meus dados permanecem íntegros !
A comunidade demorou demais, leia-se "perdeu muito tempo",  em reconhecer a
necessidade de alterações no Base !
Por isso, essa é a minha experiência pessoal e, em hipótese alguma, deva
ser a única verdade !
Continuo utilizando e estimulo o uso do Writer, Calc e do Impress.
Muitas pessoas só reconhecem seu valor, quando conseguem abrir arquivos com
quatro letras de extensão...
Tenho experiência de utilização de softwares em ambientes Linux e Windows
e, algo extremamente comum que observo é a utilização de versões
desatualizadas, sendo comum, no meu trabalho, a queixa, " não funciona", "
não abre ".
Não sou responsável pelo gerenciamento da rede,é "terceirizado" e,
acreditem, essa é a realidade de muitos !
Ao contrário do que faço na minha casa, preciso lutar e muito, para que
possa utilizar a versão mais utlizada/recomendada !
Como sugestão, acho que seria interessante a elaboração de uma campanha :
Mantenha o seu LibreOffice atualizado !
Atenciosamente,
Newton Nickel

--