​Evite adjetivar as pessoas por pensarem diferente de seu raciocínio.

Você cita "​retardados". Pode ser que leitores de sua mensagem achem você
algo pior. Não seria o meu caso.

Se preocupe em atacar as ideias. Fica a dica.

Acho que você é partidário daquela seita "MENOS ACENTOS NA LINGUA (sic) E
MAIS ASSENTOS NAS ESCOLAS!". Mas, no meu singelo modo de ver, prefiro mais
assentos nas escolas e a utilização de acentos onde se faz necessário.

Partindo da premissa que você conhece bem o idioma e todas as formas de
contextualização possíveis, como ficaria a seguinte oração, segundo a linha
de sua seita:

1) O aluno pode fazer a matéria.

O verbo "poder" estaria em qual tempo? Para facilitar a compreensão de
outros, não a sua, dado o seu amplo conhecimento cultural, repasso duas
opções:

a) Presente (pode)
b) Pretérito Perfeito (pôde)

Ou outra construção para sua lato análise, com o perdão do pleonasmo, que
neste caso uso como figura de linguagem para enaltecer a ênfase:

2) Quando o inimigo nos fere, é preciso que demos a outra face.

O verbo "dar" estaria em qual modo? Para facilitar a compreensão de outros,
não a sua, dado o seu amplo conhecimento cultural, repasso duas opções:

a) Indicativo (demos)
b) Subjuntivo (dêmos)

Realmente verbo é a classe gramatical mais complexa da língua portuguesa.
Então vamos para a análise sintática. Na oração:

3) Que poder detem esses vândalos?

a) O sujeito da oração seria "esses vândalos" (detêm)
b) O sujeito da oração seria "poder" (detém)

Posso citar outros causídicos como "eu prefiro esta forma" ou "este sapato
tem uma forma pequena", ou a questão do número verbal para "ter" (tem/têm),
"manter" (mantém/mantém), "convir" (convém/convêm), "intervir"
(intervém/intervêm) etc.

No aguardo de soluções "quimerísticas" do nosso "Oh, amado mestre!", o qual
afirma que "O ACENTO EH EMBURRECEDOR". (não deixe de ler o P. S. abaixo)

Saudações solidárias,

João
​
​P. S.: Esse "EH" me fez (ou seria fez-me? rs) lembrar um povo da década de
90, quando usava editores de texto no MS-DOS ou DR-DOS. A pessoa não
acentuava porque o processador de texto não permitia. Eu mudava a
configuração do código de página no sistema operacional e dizia que a
acentuação não dependia do processador de texto e sim de ter o conhecimento
do idioma mátrio. Agora fiquei com remorsos por ter contribuído para o
emburrecimento das pessoas, tornado-as apedeutas. :)​

Em 5 de outubro de 2016 12:41, Jorge Fernandes <jorgeluisfernandes@gmail.com