Prezado Newton Luiz Nickel,

Aqui não seria o canal adequado, uma vez que esta lista trata de tradução
dos manuais, então tratarei de orientações.

Para sistemas de informações em produção, um procedimento essencial a ser
feito é a cotidiana cópia de segurança da base de dados.

Outro procedimento tão essencial quanto o anterior é a confecção do sistema
por pessoa habilitada. Eu não sou médico cirurgião, então presume-se que eu
não saiba fechar uma barriga após uma laparotomia, mas sei fazer um
curativo simples em um joelho ralado do meu filho que caiu de bicicleta. Se
uma criança tem atraso motor devido a uma encefalopatia idiopática e
estimulo ela a usar um andador e ela passa a "dar seus primeiros passinhos"
com o "pé de bailarina", aos olhos de um leigo é ótimo; "ela está andando".
Mas do ponto de vista fisioterapêutico, este "andar" não terá qualidade e
provocará mudança no centro de gravidade, afetando a "coluna" e outros
músculos. Se você é fisioterapeuta, deve ter entendido onde quero chegar.

Pode ser que as suas necessidades de sistema de informação requeiram um
analista,  programador ou desenvolvedor. Neste caso, sugiro que procure um
profissional habilitado para uma melhor orientação. Acredito que na
Secretaria Estadual de Saúde do Paraná exista alguém. Se eu estivesse em
Curitiba, iria a seu encontro.

No tocante às ferramentas do LibreOffice, a máquina do Base será modificada
do HSQLBD para o Firebird. Tanto Firebird quanto Postgre são banco de dados
de código aberto, livres, e bastante robustos. Acredito que suas
necessidades passam por um sólido banco de dados. Por isso é necessário que
um analista de sistemas diagnostique a realidade em que você está inserido
para um bom prognóstico.

Saudações solidárias,

João