Prezados :
Recebo arquivos em DBF (Clipper, continua vivo...) , faco a analise do
mesmo utilizando o Calc e, tenho planos de reimportar para outro banco,
sendo Base ou Kexi, as duas provaveis opcoes !
O problema  e que na hora da importacao de DBF para ODS, acabo verificando
o trabalho de simpaticos digitadores com algumas atitudes que apenas
dificultam  , criando espacos desnecessarios, sendo frequente a repeticao
de ENTER (linhas em branco) !
Acredite , tem campos que nao tem coisa alguma escrita, apenas ENTER,
ENTER, ENTER , entre outras atrocidades !
Alguns arquivos tem mais de 10.000, enquanto outros, beiram 90.000
registros !
Cansei de perder dias arrumando linhas, apenas para tentar importar para o
Base e, criar minhas consultas, relatorios, etc.
Estou a procura de alguma funcao que possa eliminar um trabalho quase que
artesanal e, encontrei  algo como =TRIM(Celula) ou SUBSTITUIR(celula ; " "
; CHAR(10) ) e, gostaria de saber como TRIM e CHAR foram traduzidos  e, se
existe algum lugar onde pode ser encontrado, essas equivalencias na hora da
traducao , algo como uma tabela ou coisa do genero !
Caso alguem saiba de outra solucao , agradeco !
Tambem, gostaria de encontrar usuarios do Base, visto que a minha relacao
com tal aplicativo, parece um mix de amor e odio, principalmente pela
lentidao , constantes travamentos e, perda de dados !
Nao sei porque criam um utilitario de recuperacao, aonde  tem-se o
desprazer de ver o seu trabalho ir agua abaixo !
Por isso, estou estudando o Kexi, cuja principal vantagem reside num
mecanismo de importacao mais rapido, via CSV ! Documentacao basica ,
ausencia de wizards na geracao de formularios e relatorios, depoem contra o
mesmo , pois quase tudo tem de ser na unha !
Desculpem os erros, meu teclado apesar de configurado como brasil, perde
seguidamente sua configuracao !
Coloco-me a disposicao para ajudar na equipe de traducao !
Atenciosamente,
Newton Nickel
Curitiba - PR

--