Bom dia,

Dias atrás eu tomei conhecimento da existência do LibreOffice e no mesmo dia já o adotei como o meu
editor de texto padrão, além do Draw que achei fantástico e me resolve de maneira simples e prática
uma infinidade de questões.

A razão de ter saído atrás de outro editor está relacionada à uma nova atividade profissional que
vai me exigir coisas que os outros editores que eu conhecia até então não atendiam.

Acabei achando esta lista onde iniciei uma discussão sobre o assunto "Rodapé", que me rendeu um
grande número de mensagens com dicas e sugestões as mais valiosas.

Pois bem, o LibreOffice faz quase tudo o que preciso mas ainda faltam alguns detalhes para os quais
não sei se haverá solução. O uso de estilos é fantástico e torna o trabalho extremamente rápido e
produtivo mesmo que o texto original venha de outra fonte e sem nenhuma formatação. Vira uma
brincadeira no final das contas.

Lembrando que os manuais devem atender às exigências de um órgão do governo, e se não forem
atendidas os manuais são recusados. Boa parte das exigências não tem mistério. A complexidade está
nos itens abaixo:

  1.. Manual dividido em capítulos
  2.. Em cada capítulo as páginas serão numeradas a partir de 1
  3.. Depois de pronto, um capítulo pode receber nova(s) página(s) a inserção de uma ou mais
páginas não pode afetar os capítulos seguintes
  4.. Cada página deverá ter no cabeçalho ou rodapé:
    1.. a data de inclusão / revisão da página
    2.. o número da revisão da página

    3.. o número do capítulo seguido do número da página (ex: 17-01)

  5.. Ao inserir uma nova página no meio de um capítulo, as informações dos itens 4.1 e 4.2 devem
continuar na página original
  6.. A qualquer momento uma determinada página pode passar por uma revisão e neste caso os itens
4.1 e 4.2 podem sofrer uma alteração mas única e exclusivamente nesta página, sem afetar as
anteriores ou posteriores
  7.. Geração de arquivo PDF com marcadores
Dividir em capítulos e reiniciar a numeração de 1, para cada capítulo não foi problema. Gerar o PDF
com marcadores também foi facílimo.

Para mostrar os itens 4.1 e 4.2 eu acabei descobrindo a possibilidade de criar uma caixa de texto
ancorada no final da pagína. Tive que colocar o número da página no rodapé e acima dele, na caixa
de texto os dois itens. Não era o que eu queria mas passa.

Desta maneira eu posso mexer na data e número de revisão de uma página sem afetar as demais, o que
não seria possível se colocasse isto no rodapé ou cabeçalho.

Como ainda tenho tempo para estudar o assunto, e fazer testes, acabei montando tres manuais
diferentes cujos originais estavam no Word e que no total geraram mais de 500 páginas.

Até aí estava tudo uma maravilha.

Até resolver inserir umas páginas no meio dos capítulos iniciais.

Quando fiz isto foi que me toquei que a caixa de texto ancorada no final de cada página, não
acompanha a inserção da página.

Com isto, a data e o número da revisão que estavam na página 20, por exemplo, passa para a 19 e a
última página do documento fica sem esta informação. Se inserir dez páginas no capítulo 1, vou ter
de arrumar 10 páginas em cada capítulo subsequente.

Por mais trabalho que isto dê, ainda seria a melhor opção dentre as que eu conheço porém depois do
trabalho inicial, será uma pessoa a mim subordinada que irá dar continuidade no trabalho e aí eu
fico preocupado com o resultado final.

Se alguém já passou por esta experiência e tiver qualquer sugestão a dar, eu desde já agradeço.

Bom final de semana a todos.

Lineu Carneiro Saraiva
aerohobby@superig.com.br
www.lncs.com.br