Essa funcionalidade seria muito interessante. Há algum tempo atrás fiz uma planilha para lançar a
frequência de turmas. Na hora de lançar as faltas, ficava um pouco difícil ver a linha com o nome
do aluno.

Se for possível criar esse tipo de seleção, ela poderia ter uma coloração diferente da seleção
normal (não sei se é possível), digamos, um amarelo claro, e deveria se movimentar juntamente com o
cursor, indicando a linha e/ou a coluna selecionada, ou seja, deveria ser atribuída a um evento do
tipo "movimentar o cursor", se é que isso é possível.

Talvez pudesse funcionar assim: criando uma variável que indique o endereço da célula onde está o
cursor. Se o endereço dessa célula fosse alterado, deslocaria-se a seleção para a pŕoxima célula
com o cursor. Então, criaria-se um botão para ativar, desativar o recurso. Mas isso é só uma ideia.
Não tenho muito conhecimento sobre macros, pois é agora que estou começando a estudar o assunto.

Há um texto em espanhol excelente, de umas 580 páginas (o qual encontrei na semana passada), sobre
macros no OpenOffice/LibreOffice. Dedica um capítulo inteiro sobre macros no calc. Na página 199, o
autor descreve como efetuar seleções especiais de células. O endereço do documento é o seguinte:

http://universolibre.org/node/8

Este texto é excelente, muito completo. Estou lendo primeiro o livro do Nelson A. Duarte
(Programando o BrOffice), disponível em http://broffice.org/?q=docs_prog, para depois ler esse em
espanhol.

Um paleativo que uso por enquanto é o seguinte: há o comando Janela --> Congelar Janela. Esse
comando divide a janela horizontal e verticalmente na posição onde está o cursor. As células a
esquerda e acima do cursor ficam congeladas. Podemos movimentar as barras de rolagem na horizontal
e na vertical que as células congeladas permanecem onde estão.

Até mais.