O problema
Lentidão, tela acinzentada, travamentos,perdas irrecuperáveis de arquivos
.odb
banco de dados de 50mb

As soluções
1)a lentidão e a tela acinzentada são devido ao jre, qualquer coisa
diferente do jre6u21 se torna mais lento.

2) troca do banco incorporado por um banco externo, testei o h2 e o
postgresql, devido ao apoio da comunidade postgresql optei por ele

3)resultados:
banco de dados 5x menor ,
mais rápido(2 segundos contra 14segundos para abrir o formulário)

4) Pelo visto a ORACLE não tem qualquer interesse em participar do projeto
do libreoffice base, acho difícil reescrever todo o código, talves seja
melhor começar do zero com outra linguagem opensource. Fui instalar o
jre6u21 em outra maquina e para minha surpresa as versões mais antigas não
estão mais disponíveis no site da oracle, por sorte tenho o arquivo em outra
maquina.E as versões mais novas são imprestáveis para o libreofficebase

Testes feitos no ubuntu 11.04 64bits, postgresql 8.4 instalado dos
repositórios, jre 1.6.0_21 , conexão via jdbc

5) embora o meu problema pessoal fora resolvido depois de muito fuçar, não
acredito que  o libreoffice tenha futuro dependendo como depende do java
para funcionar. A noticia boa e que ao migrar para um banco externo fico
preparado para o proximo passo, seja para adotar o subistituto do
libreoffice base, seja para fazer a interface usando outra linguagem de
programação.
Salvo engano acredito que ainda não tenha nenhum desenvolvedor trabalhando
do libreofficebase( basta ver as ultimas versoes para ver que não existe
qualquer correção nos pacotes do libreofficebase)

Em 10 de setembro de 2011 10:07, Rogerio Luz Coelho