Como não tenho mais tempo a ficar configurando as coisas (fiquei desde ontem a
tarde tentando ajustar
os parâmetros do LibreOffice 3.4 como idioma PT-Brasil e drivers de impressora -
conforme mail abaixo),

arranquei o LibreOffice 3.4 e instalei o 3.3 na esperança de que pelo menos esse
funcionasse sem
precisar ficar "configurando" as coisas ...

Aliás, acho que o software deve por si só identificar os drivers e imprimir
corretamente .. esses recursos que estão
aparecendo ao imprimir do tipo "imprimir de cima pra baixo da direita para
esquerda" ou outras opções que lá
descrevem, na minha opinião, só vem a confundir o usuário e dar margem a
problemas com as impressoras ...

Solução do meu problema abaixo: instalei o LibreOffice 3.3 e pelo menos na
impressão e idioma foi de primeira !!!

Agora, se eu ver que dá algum outro probleminha ... desinstalo e volto ao que
também funcionava muito bem no
meu micro ... o velho BrOffice 3.2 (Oracle).

É isso, moçada ... preciso dar mais ouvido à premissa maior: não se mexe num
software se ele funciona bem !

Obrigado pelo desabafo !