Pessoal,

((estou redirecionando para a lista de @discussao que é a oficial a
partir de agora...))

Já estamos com um clima terrível na TDF por conta de ruídos na
comunicação. Não adianta nada ficarmos aqui, de certa forma, com ataques
pessoais. Tudo isso aconteceu por falhas que não são nossas. Minha, do
Paulo, do Hélio, mas das pessoas que eram da ONG estinta. Quando isso
aconteceu estas pessoas deveriam entrar em contato com a TDF e falar
sobre o tema, dizer como seria a relação com a TDF a partir daí, falar
sobre os domínios etc. Da falida ONG tem, pelo menos, quatro pessoas
dentro da TDF: Cláudio, Olivier, Eliane (nova "membra" da TDF) e o
David. Até onde eu sei, o Cláudio falou em PVT com o Florian a respeito
disso nos últimos dias. O David deu sua opinião na lista internacional,
embora tenha sido aquela opinião de quem vê a coisa distante.
Pessoalmente, acredito que após essa "bola nas costas" (sim, pq nós que
estamos aqui não sabíamos nada disso até alguém da TDF nos apontar o
problema), as coisas vão se resolver. Comecei, ontem editar o portal
pt-br.libreoffice e retirar as referências ao BrOffice (produto). Vi que
a Eliane também ajudou nisso. Vou retirar também as referências à lista
gubro-br e substituir pela lista @discussão, uma vez que estamos
migrando (mais uma vez..aff). Pedi para o Florian uma lista para usarmos
na revista e assim que ele nos providenciar isso, também troco as
referências no Wiki e Portal.

Quanto ao histórico do BrOffice.org, uma solução está sendo buscada e
creio que em breve estará resolvido.

Peço aos senhores que mantenham o foco em soluções e nas questões que
haja consenso para que possamos avançar ainda mais e ter em breve um
clima mais harmonioso e produtivo.

Abraços,

Luiz Oliveira
twitter/luizheli
identi.ca/luiggi

========
A lista gubro-br@listas.broffice.org será desativada ou terá outros
propósitos. A partir de agora estaremos utilizando a lista
discussão@pt-br.libreoffice.org. Se ainda não se inscreveu, favor enviar
um email em branco para discussao+subscribe@pt-br.libreoffice.org e
responder o email de verificação.

2011/5/10 Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima@gmail.com
<mailto:paulo.s.lima@gmail.com>>

    Helio,

    Sinceramente, eu não sou tão ingênuo quanto você. A coisa não é
    simples assim e, quem tem a capacidade de ler as entrelinhas, sabe
    exatamente o que está acontecendo.

Então Paulo, se vc está vendo coisas erradas acontecerem junta tudo e
manda pra lista lá
da TDF.

    Eu não tenho absolutamente nada a perder. Você está cansado da
    guerrinha? Eu muito mais, porque sou eu quem está na batalha. Se
    você está cansado da guerrinha, basta não ler as mensagens.

Sim Paulo, não tem nada a ver esse papo de trupe de fulano. É babaca e
infantil cara. É dessa guerrinha que falo.
tem coisa que passo batido mesmo.

    Se você acha que o Florian fez uma boa oferta, ótimo. Você é livre
    pra interpretar as coisas do jeito que desejar e aceitá-las da
    maneira que achar mais conveniente. Minhas impressões são outras e
    bem mais abrangentes, porque sou eu quem está na linha de fogo.

Esse é o seu problema você se acha o cara. Lamento muito por você.

    Agora, eu só vou ficar lá até se a comunidade achar que meu
    trabalho lá é útil. Caso contrário, eu pulo fora. Não vou ficar
    lutando sem apoio aqui de trás. Pra dizer a verdade, começo a me
    perguntar se isso vale mesmo a pena...

Seu comportamento não está legal.

    O fato é que o que aconteceu aqui na ONG, também acontece na TDF
    em nível mundial. Eu não vou lutar sozinho em nível mundial.

Poxa vida Paulo, faz favor. É você contra o mundo. Cai na real rapaz.

    O que eu pretendo fazer é continuar minhas traduções, aceitar a
    colaboração de quem quiser ajudar, disponibilizar para todo mundo
    que precisar e ponto final. Não quero mais me envolver em
    políticas da comunidade, muito menos da TDF, que não me diz respeito.

Você é senhor da sua consciência.

Abraços

    Abração.

    2011/5/10 Helio S. Ferreira <heliojsf@gmail.com
    <mailto:heliojsf@gmail.com>>

        ============
        Na verdade Paulo ninguém mais aguenta essa guerrinha besta que
        continua sendo travada por aqui. Eles já perceberam e vão agir.
        E concordo com eles. Quando redigi minha mensagem anterior ainda
        não tinha lido o email do Florian, ele foi direto ao ponto,
        gostei e apoio.

        E ele foi claro: que não venhamos a querer fazer um universo
        paralelo lá
        no wiki, listas, etc. E ele está certo.

        Acho Paulo, que já passou da hora de acabar com esse papo
        babaca de
        trupe do fulano, turma do sicrano.

        Você é fluente no inglês, participa das listas da TDF, se a
        trupe realmente
        existe o caminho é levar ao conhecimento da SC. Com certeza
        você vai ser
        ouvido. Agora o que não dá é ficar falando um monte de coisa
        em emails
        quilométricos, não ajuda nada só põe mais lenha na fogueira.

        E pelo que você escreveu no final da sua mensagem, lamento
        muito, você
        não tem condição de estar em nenhuma comunidade. Até hoje não
        vi ninguém
        "meter o dedo" no que você faz. E se por ventura algo neste
        sentido acontecer
        o caminho correto é trazer ao conhecimento de todos. Todos nós
        temos voz.

        Abs

        2011/5/9 Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima@gmail.com
        <mailto:paulo.s.lima@gmail.com>>

            2011/5/9 Helio S. Ferreira <heliojsf@gmail.com
            <mailto:heliojsf@gmail.com>>

                =============
                Acompanhei a discussão. O Charles ficou indignado
                quando soube do portal brasileiro.
                Ele não gostou nada da ideia do direcionamento de, por
                exemplo, http://documentfoundation.org.br/
                para http://www.libreoffice.org.br/. Ele foi muito
                claro quando disse que o domínio
                libreoffice.org <http://libreoffice.org> pertence à TDF.

            Hélio, o buraco é mais embaixo. O Charles está dando numa
            de João sem braço, fingindo não saber que o portal já
            existia a vários anos. O que ele está reclamando é o
            domínio libreoffice.org.br <http://libreoffice.org.br> e
            que pertence à ONG e, pra te ser muito sincero, isso não é
            da conta da comunidade. Ele pode dizer o que bem entender.
            O fato é que a TDF não pode ter o domínio .org.br
            <http://org.br>, porque a TDF não existe como entidade
            legal, nem lá fora nem aqui. As regras do CGI.BR
            <http://CGI.BR> são bem claras: para uma entidade
            estrangeira poder registrar um domínio .br, precisa
            contratar um procurador no Brasil e assumir o compromisso
            de estabelecer uma representação no Brasil no espaço de um
            ano. nem uma coisa, nem outra vão acontecer.

            Portanto, o Charles pode espernear o quanto quiser que
            isso não nos diz respeito. O que nos diz respeito é manter
            o histórico. PONTO. Eu estou pouco me incomodando com qual
            domínio estabeleceremos o site antigo. Como já disse, eu
            acho suficiente uma nota na página inicial do
            pt-br.libreoffice.org <http://pt-br.libreoffice.org> e um
            link pro conteúdo antigo.

                Ele solicitou ao Luiz que fizesse a mudança, ou seja
                que o direcionamento fosse
                para a página pt_br da TDF e não para o portal. O Luiz
                disse que não tinha como
                fazer. O Charles então disse que iria tratar do
                assunto com o Cláudio. Ele disse que
                em momento nenhum a TDF foi colocada a par da intenção
                de manter o portal.

            Ele solicitou pra pessoa errada. O Luiz não tem poder pra
            fazer isso por dois motivos: ele não é dono do domínio e
            ele não é o administrador desse domínio no registro.br
            <http://registro.br>. Portanto, o Luiz não pode, e não vai
            fazer nada. Não é da conta dele./

                Quanto a CoLibre e a Alta, o que o Charles disse é que
                não representam a TDF. Ou seja
                não podem falar em nome da TDF. Vejo a CoLibre como um
                grupo de usuários ou seja
                usuários que se juntaram e em comunidade resolveram
                realizar várias ações para difundir,
                dar suporte, editar uma revista, etc, do LibreOffice.
                Esses usuários resolveram chamar esse
                grupo de CoLibre. A TDF sabia da existência da
                CoLibre? Até poucos dias não. Então a
                CoLibre não pode mesmo representar a TDF no Brasil,
                visto que eles não sabiam da nossa
                existência.

            E quem está pleiteando falar em nome da TDF? O que estamos
            pleiteando é falar em nome do Libreoffice. Uma coisa é uma
            coisa, outra coisa é outra coisa.

            Se eles sabiam, ou não da existência da CoLibre, não
            entendo qual a relevância disso. Isso é um assunto nosso,
            e a TDF não tem nada a ver com isso. E como você deve ter
            percebido, eles não estão nem interessados em saber.
            Resumido: a gente que se fo.....

                Pelo que pude entender também, quem representa a TDF
                no Brasil são três pessoas:
                Cláudio, Olivier e David. E nós? Nós somos a
                comunidade, somos usuários e como
                tal podemos participar das listas da TDF, expor nossas
                ideias, influenciar e participar das
                decisões mas não respondemos e nem representamos a TDF
                aqui no Brasil.

            Sim, e qual o problema disso? O que eu não quero é Olivier
            e sua trupe decidindo o que devemos ou não fazer. Se eles
            querem representar a TDF, a santa inquisição ou o capeta,
            pra mim dá na mesma e eu não quero me envolver com isso.

                Vou mais além, a CoLibre é parte da comunidade e não
                toda a comunidade. Sabem porque?
                E se um determinado grupo de usuários decidirem fundar
                uma outra comunidade LibreOffice.
                Não teria problema nenhum pois seria mais um grupo de
                usuários. A TDF não pode e nem
                vai interferir nisso. Mas quando o assunto é usar a
                marca LibreOffice e o nome TDF ai a coisa
                é diferente, eles devem ser notificados das intenções.

            Se???/ Já existe outro grupo de usuários. aliás, vários.
            Só que o que está efetivamente colaborando no wiki e nos
            sites da TDF somos nós e a trupe do Olivier. Mais nós do
            que eles. Se outros quiserem contribuir "por fora", qual o
            problema disso? Eu não tenho a menor perspectiva de nos
            tornarmos "exclusivos".

            Eu já disse pro Luiz e pro Cláudio e vou dizer pra vocês:
            Eu estou me lixando se a trupe do Olivier vai fazer rios
            de dinheiro com o LibreOffice. Eu vim pra essa comunidade
            pra traduzir, revisar, escrever artigos, blogar, fazer
            amigos e conversar, não pra me meter em lutas por poder.
            Se eu puder fazer isso sem ninguém me encher o saco, pra
            mim tá ótimo. Se pensarem em meter o dedo no que eu faço
            por amor, vão ter um problemão nas mãos. Isso se eu tiver
            saco pra lutar, senão, eu jogo tudo pra cima e vou cuidar
            da minha vida, porque da dos outros, eles cuidam muito bem...

                Abs

            Abração.

            --
            <http://pt-br.libreoffice.org>