Ola Rene, eu costumo usar Formatação condicional e função SE.

Supondo que a informação "Casado" esteja na célula B8

A função SE uso para mostrar o texto do titulo do campo =SE(B8="Casado";"Cônjuge";"")

E a borda dos Campos se existir uso Formatação condicional

Se =B8="Casado"      e no campo Aplicar estilo crio um que coloca Bordas..

Segue exemplo para Rene.J pelo email pessoal.