Olá, estou com um problemão aqui. Sempre usei o Open Office e depois o
Libre Office. Tenho um arquivo de banco de dados (.odb) onde utilizo
diversas tabelas de cadastros de informações de meu trabalho. Acontece que
hoje eu tinha aberto este arquivo e mais um outro de planilha
simultaneamente. Saí de frente do computador por alguns minutos e quando
voltei, os arquivos foram fechados, sozinho. Não sei se houve um crash e
qual tipo de crash. Quando voltei já estava aberta aquela janela de
recuperação de arquivos. Selecionei para recuperar. A planilha foi
recuperada, mas o arquivo .odb não. Aperece um X vermelho com "Falha na
recuperação". A princípio, parece que o Libre Office não consegue recuperar
o arquivo. Tentei abrir o arquivo .lck que aparece quando abrimos o .odb, e
abriu apenas no Writer com uns caracteres estranhos. Depois disso o Libre
Office parou de tentar recuperar o arquivo .odb quando se clica para
abri-lo, e passou a abrir direto no writer com os caracteres estranhos.
Tentei atualizar o java e o próprio Libre Office. E nada. Até tentei
desinstalar e instalar o OpenOffice pra ver se ele conseguia abrir, e nada
também. Alguém sabe se eu conseguiria recuperar este arquivo e como? Att,

Paulo.