Ressuscitando o tópico só para mostrar a melhor solução, depois de testar
as ideias dos colegas:

Problema: imprimir documento com páginas em A5 usando folhas A4, com 2
páginas por folha para economizar papel (um documento de 100 páginas vai
gastar 50 folhas).

1 - Exportar para um arquivo PDF normalmente, usando o próprio Writer

2 - Abrir o arquivo PDF com um leitor de PDF (usei o Adobe Reader), e
imprimir em uma impressora de PDF (eu uso PDF Creator), pedindo para
imprimir múltiplas páginas por folha (escolher 2 por folha). Isso vai gerar
um segundo arquivo PDF

3 - Abrir o segundo arquivo PDF em um leitor (usei Adobe Reader), e
imprimir na impressora real, verificando configurações para tamanho do
papel A4 e opção "Tamanho real"

O resultado serão 2 páginas por folha, em Paisagem. Outras combinações que
testei sempre encolhem mais as páginas por folha. Essa solução foi a que
menos encolheu. Na verdade, ela encolheu ainda um pouquinho, mas para usar
como rascunho, ficou bom para mim.
Tem uma opção na minha impressora para aumentar o percentual de impressão
por página. Talvez se eu descobrisse o percentual exato (algo >100%), eu
conseguiria compensar o encolhimento, mas fiquei com preguiça de descobrir
o valor exato.

Você vai perguntar: por que precisa do segundo arquivo PDF? Porque o
primeiro arquivo PDF encolheu bem mais ao imprimir na impressora real,
mesmo mudando várias combinações de páginas por folha. Minha impressora
velhinha é HP PSC1315.

Abraços e obrigado pelas ajudas!

Em 22 de março de 2015 14:29, Gilvan Vilarim <gilvan.vilarim@gmail.com>