Olá Xará,

5x0 em menos de 30 minutos é dose...

Relembrando o que você mesmo já comentou este ano em
http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/usuarios/msg06440.html, "no meu
caso...o problema é que seguindo ideia do word...outro mundo...a cada
página do TCC surge um novo estilo de página...isso parece-me pobríssimo
..."

Como os softwares são produtos do ser humano, eles nunca serão "perfeitos".

Pode-se delinear as seguintes situações:

1) A ferramenta não tem a funcionalidade específica mas tenta utilizar
outras funcionalidades para alcançar o objetivo.
2) A ferramenta tem a funcionalidade específica, a pessoa que utiliza a
ferramenta não a conhece mas tenta utilizar outras funcionalidades para
alcançar o objetivo.
3) A ferramenta tem a funcionalidade específica e a pessoa que utiliza a
ferramenta não conhece e desiste.
4) A ferramenta não tem a funcionalidade específica e a pessoa desiste.

Independente da sua situação específica, um item que me faz aprender muito
é a ajuda do LibreOffice. Então eu sempre tentarei "fuçar" a ferramenta.

Se eu tivesse a necessidade de resolver o problema apresentado, e se o
LibreOffice não tiver a funcionalidade elicitada por você, eu procuraria
aprender sobre "filtro" e "campos".

No caso de "filtro", a mensagem de "Denis Dobbin" explica um pouco da
questão.

Para "campos", ao apertar ctrl+F2, você terá acesso a um "mundo" de opções.
Funções com texto condicional, variáveis, banco de dados e muitas saladas
de sabores diversos.

Na própria ajuda, no item "campos;definir condições" há um bom texto, com
vários exemplos.

Pode se um caminho para tentar suprir a sua necessidade.

Um outro caminho seria aprender a programar na linguagem da ferramenta. Aí
seria um caminho bem ingrato. Mas com certeza, a pessoa que sabe programar
saberá resolver problemas da cláusula "IF ... THEN ... ELSE"

Saudações solidárias,

João

Em 8 de julho de 2014 09:23, João Eduardo Strottmann <