Olá Rogério,

Fiz o que me indicou, mas continua na mesma.

Eu tenho usado sempre o libreoffice descarregado do site. Desta vez instalei a versão
LibreOffice_4.1.2.3_Linux_x86, mas acontece o mesmo.

Haverá mais algum teste que eu possa fazer?

Entretanto também coloquei a questão no asklibo e abri um ticket no bugtracker:
http://ask.libreoffice.org/en/question/23263/libreoffice-4xx-flicker/

Abraço,
Pedro