Existe algum manual, tutorial, livro, etc, que mostre como desenvolver extensões para o
LibreOffice? Onde posso encontrar a documentação sobre isso.

Não me refiro ao aprendizado do LibreOffice Basic, não. Refiro-me, por exemplo, a empacotar um
conjunto de macros, configurações e barras de ferramentas criadas pelo usuário em um arquivo de
extensão do LibreOffice (aquele arquivo OXT).

Outra dúvida: existe alguma documentação sobre a criação de barras de ferramentas no LibreOffice?
Usando a própria interface do LibreOffice, é possível criar novas barras de ferramentas, mas é
impossível criar uma que possua um comportamento semelhante aos botões da barra de ferramentas de
desenho, como aqueles que permitem a escolha de formas: você clica no botão "formas simples" da
barra de ferramentas de desenho, e surge um botão com várias opções de formas...

Grato pela atenção.