Raimundo e Vera,

Muito obrigado pelas orientações.
Eu já consegui resolver, estou agora as extensões  Coogro e Vero 212
instalada e funcionado no LibreOffice 4.0.2.2.

Pelo que entendi, o Vero 212 não ter corretor gramatical, e por isso não
há a opção de desabilitar o Lightproof em
"Ferramentas / Opções / Configurações de idioma / Recursos para
redação",   só está habilitado o Coogro.

Abs