Muito tempo atrás 4 a 5 anos, quando comecei a descobrir o Access fiquei encantado com estas
"facilidades" baixei a cabeça em montar uns trabalhos mas como era de gernciamento de dados para
muitos anos, lembro que tinha uma limitação de registros a serem usados... Só se comprasse um
pacote com um uso profissional (muito caro). Enfim, foi somente como Base que comecei entender o
que era um banco de dados de verdade, embora a inconsistência do sql nativo do Base me tenha
deixado em maus lençóis com perda de dados, abandonei os dois. E garanto que o CALC + Writer são
uma combinação poderosa para quem depende de até um milhão de registros. Agora, na minha opinião,
ter um Base com toda a facilidade do Access usando um mysql externo..... é covardia....!