Prezado Hugo,

Vá em "Ferramentas / Opções".
Selecione a opção "LibreOffice / Acessibilidade"
Marque o item "Oferecer suporte a ferramentas de tecnologia assistencial
(será necessário reiniciar o programa)"
É importante que a tecnologia de acessibilidade do Java esteja instalada,
inicializada e que seu leitor de telas a utilize.

Para maiores detalhes desta tecnologia, leia o seguinte artigo:

http://docs.oracle.com/javase/7/docs/technotes/guides/access/enable_and_test.html

Ou ele traduzido:

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fdocs.oracle.com%2Fjavase%2F7%2Fdocs%2Ftechnotes%2Fguides%2Faccess%2Fenable_and_test.html

Saudações solidárias,

João