Olá pessoal, tudo bem?

Pois bem, estou com o seguinte dilema e não estou encontrando uma saída
para tal.

1) tenho um PC com Windows 7 no qual utilizo o LibreOffice. Nesse PC estou
trabalhando com um banco de dados, que está salvo dentro de uma pasta
compartilhada na rede (servidor de arquivos).

2.) em outro momento da semana trabalho também em outra máquina, um PC com
Linux (Ubuntu 12.04) onde também utilizo o LibreOffice, acessando também o
mesmo banco de dados (através da mesma pasta compartilhada na rede). Nunca
o banco de dados é usado ao mesmo tempo em duas máquinas.

Acontece que parte da semana uso o PC Windows e na outra parte da semana
preciso usar o PC em Linux.

Quando eu atualizo ou insiro informações no banco de dados através da
máquina Windows, funciona sem problemas. No entanto, posteriormente quando
vou acessar esse mesmo banco de dados pelo Libreoffice no Linux tenho
problemas de codificação nas informações do banco, sendo que não consigo
utilizar essas informações sem ter que corrigir manualmente as informações
com problemas.

Alguém tem uma ideia de como posso proceder em relação a esse problema? Já
fiz vários testes e pesquisei um tanto e não encontrei solução.

Meu cenário infelizmente não contempla a padronização das duas estações
para uma única plataforma (tanto Linux quanto Windows).

Abraços,
Maico.
--
--------