Olá Denis.

Obrigado pela resposta.

A situação é bem como você descreveu. Criar esta macro també está fora do meu alcance ainda.

Hugo

-----Mensagem Original----- From: DenisDobbin
Sent: Thursday, June 07, 2012 10:39 PM
To: usuarios@pt-br.libreoffice.org
Subject: Re: [pt-br-usuarios] Dados/Classificar/Esquerda para Direita

Ola Ismael,

Pelo que entendi, você possui várias linhas com dados e quer colocar cada linha em ordem, independentemente uma da outra e, de acordo com seu exemplo, seus dados estão organizados com os registros em colunas.
Oque acontece é que esse recurso classifica dados pelo critério de campos:

Quando temos os registros organizados em linhas e os campos em colunas, classificamos de cima para baixo (linhas ordenadas).

Quando temos os registros organizados em colunas e os campos em linhas, classificamos da direita para a esquerda (colunas ordenadas).

Dessa forma, se você selecionar todos os seus dados, terá que escolher qual linha será usada para classificar. Mas para classificá-las de forma independente, terá que ser feita uma a uma, selecionando a linha e repetindo o processo que você mesmo citou de classificação.

No momento, a solução que vejo para atender o seu objetivo, seria a criação de uma macro que tanto pode ser simples, com uma rotina em que você seleciona uma linha e executa a macro para classificar, como pode ser uma rotina mais elaborada, em que você seleciona todo o intervalo e a macro vem classificando linha a linha. Neste caso, foge um pouco do meu alcance.

espero ter ajudado

[ ]'s

Denis Dobbin