Bom dia,

Tenho uma estação Linux (Ubuntu 10.04 LTS com Libre Office 3.5) em um
ambiente com domínio baseado no MS Active Directory. O usuário deste
computador acessa um compartilhamento no servidor onde estão suas planilhas
em .xls compartilhada com outros usuários. A autenticação para acesso a
este compartilhamento está sendo feita normalmente com o usuário de rede (o
ubuntu não foi ingressado ao domínio), o usuário consegue editar arquivos,
salvar arquivos etc que não sejam do Libre Office, mas quando tenta alterar
uma planilha, ao tentar salvar, recebe uma mensagem dizendo que é
necessária uma autenticação em "WORKGROUP" para acesso ao servidor
"nome_do_meu_servidor". Pelo que percebi, esta é uma função específica do
Libre Office e não tem a ver com o acesso a pasta especificamente, já que
os demais arquivos são editados e salvos normalmente, meu smb.conf está com
o workgroup baseado no meu nome de domínio, então não sei onde o Libre
Office está achando este grupo de trabalho "WORKGROUP". Tentei fazer a
autenticação usando o padrão usuario@dominio + senha e dominio\usuario +
senha, porém em nenhum dos formatos isso foi aceito. Alguém saberia me
dizer se existe uma forma de desativar esta função?

Grato,
Rafael Puga