Olá!
Concordo que para coisas maiores é mais seguro trabalhar com outros BDs,
tipo
Oracle, DB2, Interbase, PostgreSQL, MySQL (meu preferido),etc.
Mas, fiquei curioso com a questão de que meros 50 Mb de dados no Base
pudesse causar grandes problemas e resolvi fazer algumas experiências.
Como no meu trabalho estamos pensando em fazer uso mais intensivo do Base e
temos que lidar com BDs com tamanhos bem maiores, procurei gerar um teste
com um milhão de registros e ver o comportamento.
Gerei os scripts e alimentei o bd usando o databasemanager do próprio
arquivo hsqldb.jar.
Por limitação de memória, acabei fazendo os inserts em blocos de 100 mil
registros de 03 campos.
Perdi o trabalho algumas vezes, mas por desconhecer que isso decorre da
falta de um correto shutdown, mau uso da ferramenta .(experimentei o
sqltools do hsqldb também) e gerenciamento de memória da JVM.
Aliás, isso pode corromper até mesmo tabelas de outros bds.
Resumindo, gerei um arquivo .odb com 40 Mb, com formulários padrões e está
funcionando bem.
Consegui varrer uma tabela usando um filtro de 10 mil linhas, sem problemas.
Com 30 mil, o desempenho no meu notebook já começou a degradar, mas claro
que isso é impensável para quem trabalha com esse volume de dados. Nem
imagine querer carregar todos os registros... out of memory, com certeza.
Como já comentou alguém, ao lidar com tabelas deste tamanho, temos sempre
que limitar a qtde de registros que são necessárias para aquele momento. Ou
seja fazer bom uso dos filtros e selects. Fazer uso de limits.
Apenas para citar: No manual do hsqldb, o limite da tabela é de 2GB e o size
*limit* of an *HSQLDB* database is 16GB (by default) for all CACHED tables.
Assim, nem sempre a culpa deve ser toda do hsqldb. Pode ser, às
vezes, necessária uma revisão no projeto para que ele possa continuar
atendendo bem.