Ccomo  a ideia não estava dando certo achei outra solução, que esta
funcionando perfeitamente e no mesmo formulario filtrado que era o que eu
queria

1) no formulario animal 3 , nas propriedades do formulario>eventos

peguei o valor atual de cad e armazenei em myindex

com :

Sub armazena valores
Dim oForm
Dim oDoc as Object
Dim oApp as Object
oApp = StarDesktop
oDoc = ThisComponent
oForm = oDoc.Drawpage.Forms(0)
colindex = oForm.findColumn("Cad")
myindex = oForm.getString(colindex)
End Sub

Lembrando que myindex esta definida como global

2) ainda em formularios>evento , mas em após alteração do registro
Sub usa_valores
oForm.updateString (colindex, myindex)
End Sub
Sub CopyDataToTemp(Event As Object)