Em 27 de agosto de 2011 18:16, Marcus Gama <marcus.gama@gmail.com> escreveu:

Boa noite a todos,

Vi que durante a semana foram levantados vários tópicos. Eu os li, mas
estava
meio ocupado para postar alguma coisa.

Como estou trabalhando no Guia completo, gostaria de adiantar o seguinte:

- No Guia completo, a página de créditos já está como foi discutido. Na
verdade eu fiz ainda outra alteração. Nós estamos colocando na lista dos
colaboradores os autores que escreveram o manual original em inglês junto
com
os nossos nomes. O nosso trabalho é basicamente de tradução/localização.
Assim, nos créditos (do guia completo) eu coloco inicalmente os autores da
versão original em inglês, em seguida a lista de tradutores/localizadores
nossa e por fim os créditos para o manual do OpenOffice que serviu de guia
para o manual do LibreOffice (como aparece em todos os capítulos). Todos os
contribuidores em todas as listas estão colocados em ordem alfabética.

Ok. Confesso que sempre tive dúvidas sobre onde colocar nossos nomes nessa
página...

- Com relação ao e-mail para contato, os que eu estou revisando (pelo menos
os
últimos) já estou inserindo o e-mail da lista (pelo menos enquanto não
temos
um e-mail direto).

Lembro que apenas o endereço de e-mail não é suficiente. É preciso mostrar
como ter acesso às respostas (via histórico ou inscrevendo-se na lista) e
também um aviso informando que as mensagens enviadas para a lista são
públicas.

- O termo Feedback já vinha sendo traduzido (particularmente no Guia do
Iniciante) como "Comentários e contribuições". Até uma definição oficial,
estou usando estes termos nas revisões.

Várias pessoas, incluindo eu, não traduziram este termo, apenas o Raul.

Quanto ao eventual lançamento de novos manuais, lembro que ainda não
terminamos o atual e IMHO é melhor focarmos no término do que já está aí e
só
passar para um novo conteúdo após terminar este (um trabalho que salvo
outro
juízo já vão alguns meses).

Eu diria que alguns anos. esses manuais já existiam na época no OOo e não
foram traduzidos por um motivo que eu desconheço. Concordo que este seria o
ideal. No entanto, tivemos vários contratempos que impediram que as coisas
fossem executadas dessa maneira. Concordo, também, que deveríamos tentar
voltar ao foco e terminar o primeiro livro antes de focar nos outros.

O glossário de traduções (a guerra português x inglês) realmente é
importante.
Pretendo contribuir com ele, mas estou agora focado em tentar fechar ao
máximo
os capítulos do Guia do Iniciante e do Writer para podermos finalmente
lançarmos.

Por fim, informo que a revisão do Cap 11 do Guia do Iniciante foi concluída
(mais um "Concluído" na tabela). Somente para fins de informação, o
documento
mestre (que contém todos os capítulos, com sumário geral e índice
alfabético)
conta agora com 212 páginas. A cada capítulo concluído eu o adiciono ao
documento mestre. Agora faltam somente 4 capítulos.

Esse trabalho de tradução é que é digno de nota. É um trabalho que nunca foi
feito. Nunca tivemos manuais oficiais traduzidos, nem material com essa
qualidade técnica e gráfica.

Gostaria de iniciar a revisão do Cap 3 do Guia do Writer. Na tabela está
parcialmente revisado pelo Fábio Farias, mas parece que ele não pode
concluir
a revisão. Se não houver nenhum problema, gostaria de finalizá-lo.

Manda ver. O Fábio está com alguns problemas de disponibilidade, pelo que
sei. Ele já havia avisado e liberado pra quem puder, continuar de onde ele
parou.

A página já foi atualizada com estas duas últimas informações.

Um abraço,

Grande abraço.

Marcus Gama
Usuário Linux #227.958
marcus.gama@gmail.com
Rodando openSUSE 11.4
Natal-RN Brasil

Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador
http://www.pasl.net.br
http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR
Linux User #432358
Ubuntu User #28729

"Para que as pessoas conquistem a paz em suas relações, a paz espiritual e a
paz entre os povos, é preciso que antes se ganhe a batalha interna das
virtudes sobre os defeitos" - Talal Husseini - Filósofo Acropolitano

--
Você está recebendo e-mails da lista docs@pt-br.libreoffice.org
  mande e-mail vazio para docs+help@pt-br.libreoffice.org