Olá, pessoal.

Pessoalmente, eu acho que devíamos parar de criar ambientes "separados". O
nome "Colibre" já criou muita confusão nas discussões da TDF e cria a
impressão de que existem facções dentro da Comunidade LibreOffice no Brasil.
Eu sou a favor de abandonar essa "marca".

Eu gostaria muito que parássemos de brigar. Como o Cor assinalou muito bem:
existe o grupo formado pelas pessoas que possuem a visão corporativa do
Olivier e demais integrantes da ALTA que, no meu ponto de vista é apenas uma
empresa privada que colabora com a comunidade LibreOffice. E existe o grupo
que estamos acostumando a chamar de "Colibre", que possui uma visão mais
ideológica da comunidade.

Pessoalmente, eu estou cansado. Eu desejo de todo coração que a ALTA tenha
muito sucesso, que consigam fechar negócios, ganhar dinheiro, ampliar a
participação do LibreOffice no mercado nacional (e onde mais queiram
expandir seus negócios), que consigam parcerias com as maiores empresas
desse país, que realmente "usem" a comunidade como uma fonte de talentos
para a empresa, que atraiam mais empresas para colaborar na comunidade,
porque isso é bom para a empresa e para a comunidade. Que participem e nos
ajudem a desenvolver e manter essa ferramenta.

Eu apenas espero que as pessoas que fazem parte desse grupo respeitem o que
chamamos de "comunidade". A comunidade não pode ser controlada ou tutelada
por uma empresa ou um pequeno grupo de pessoas. É preciso que vocês entendam
que vocês são *parte* da comunidade, não *proprietários* dela. Eu gostaria
que vocês abrissem mão de qualquer desejo de controle dessa natureza e, eu
tenho certeza, vocês verão e poderão usufruir, sem constrangimento, dos
frutos da manifestação de boa vontade e criatividade dessa comunidade, o que
poderá gerar bons negócios pra vocês. Não sei se vocês perceberam, mas a
produtividade dessa turma cresceu muito com relação aos tempos da ONG.
Depois que tivemos acesso ao wiki, ao portal, ao Pootle, ao ODFAuthors e
tivemos mais liberdade para desenvolver projetos, tudo começou a acontecer
mais rápido. Um exemplo claro disso é a tradução da documentação. Claro, há
muito o que fazer, mas dá pra vislumbrar um caminho no meio dessa neblina,
penso eu...

Peço aos amigos da comunidade que lutaram tanto contra a questão da
"apropriação" e da "filtragem" que a antiga ONG estava levando a cabo que,
se não podem perdoar, pelo menos abram a mente para uma nova modalidade de
cooperação. Pela primeira vez, temos a oportunidade de trabalhar com uma
empresa dentro da comunidade, coisa que eu só via acontecendo lá fora.

Eu estou disposto, na verdade já o fiz, a esquecer toda e qualquer atitude
que possa ter me prejudicado. Eu já mostrei meu ponto de vista aqui e na
TDF. Já lutei bastante, nunca contra pessoas, mas contra ideias (sim, o
controle autoritário da comunidade é uma ideia), a favor de outras ideias (a
autonomia e liberdade de criação e manifestação da comunidade). Não tenho
absolutamente nenhuma questão pessoal contra qualquer um de vocês (mesmo
porque, os únicos da comunidade que conheço pessoalmente são o Vitório
Furusho e o William Colen), e tenho tentado tratá-los a todos com o mesmo
respeito e dignidade com que trato qualquer outro membro dessa comunidade,
sem comentários maldosos e provocativos... Bom, talvez só um pouquinho =).

Eu estou declarando paz. A minha paz. Não pretendo mais lutar, nem discutir,
nem brigar, nem contestar. Eu pretendo continuar contribuindo, na medida das
minhas possibilidades na tradução, documentação e na recepção e orientação a
novos colaboradores. Se eu notar qualquer movimento de tentativa de
controle, de tutela, de filtragem, eu caio fora e deixo vocês resolverem a
encrenca.

O wiki é aberto e qualquer pessoa pode trabalhar nele, mesmo que não
participe das listas em pt-br, lá não tem como "filtrar" ou "tutelar", a não
ser por coação talvez, o portal está com sua administração compartilhada por
pessoas de ambos os lados. Há locais que possuem a administração de apenas
um lado, o Pootle e o portal libreofficebox são dois exemplos. Eu estou
abrindo o compartilhamento da administração do libreofficebox, já há algum
tempo, para *qualquer interessado*, e sugiro que o Olivier, por uma questão
de boa vontade, se estiver interessado nessa oferta de paz, que abra mão do
controle exclusivo do Pootle. Não estou pedindo pra ele sair. estou pedindo
pra ele não ter medo de compartilhar. Ninguém vai se apropriar, nem
denegrir/desabonar o (ótimo) trabalho já feito. É só isso.

Não vou mais me manifestar sobre o assunto "facções". De agora em diante, a
ALTA, para mim, é mais uma colaboradora nessa comunidade. Nada mais, nada
menos.

Eu estou, voluntariamente, tomando essa posição pacífica, de agora em
diante. Não quero mais saber de brigas. A ONG está morta, estamos na TDF,
qualquer um que ache que ser membro da TDF é um "título" importante pode
pedir sua inscrição como membro. Enfim, no meu ponto de vista, continuar com
esse constante estado de alerta entre nós é desagradável, desgastante e
inútil.

Por fim, minha observação sobre as listas regionais. Eu acho que deveríamos
utilizar nomes que não tenham uma conotação separatista. Na minha opinião,
discussao-XX ou comunidade-XX, por si só, já dão uma conotação de separação.
Eu acho que todos deveriam estar numa lista só, apenas. No wiki é possível
criar seções específicas para os grupos regionais, debaixo da seção PT-BR.
Considerem seus grupos regionais como *projetos*, abram suas seções e sejam
felizes. Também, nada impede que criem seus ambientes em locais como o
Google Groups, ou Yahoo Groups, ou serviços semelhantes. Mas estejam cientes
que qualquer trabalho fora do ambiente da TDF é nulo, do ponto de vista da
"contabilidade", para a Comunidade LibreOffice. A comunidade é uma só, não
interessa se as iniciativas são regionais ou mundiais. A própria TDF não tem
ambientes separados por países. Tem ambientes separados por *idiomas*, o que
é totalmente diferente e visa apenas facilitar a comunicação. Nossa
comunidade está tendo apoio de pessoas de portugal, o que prova que essa
questão de regionalismos é irrelevante no contexto da TDF.

Além disso, estávamos tentando diminuir o número de listas porque não
estávamos dando conta de administrar todas. Temos as pt-br e vários de nós
participam de listas internacionais. Criar mais listas é uma complicação
desnecessária, IMHO. Se há assuntos regionais a serem tratados, basta
colocar uma tag no assunto e os interessados discutem dentro dela, os que
não se interessarem pelo assunto, podem deletar as mensagens sem ler. A
questão do suporte é outra: é muito mais eficiente e colaborativo utilizar
uma única lista de suporte, onde as perguntas podem ser respondidas por um
número maior de pessoas do que numa lista regional, e as respostas podem ser
lidas por todos, não apenas pelos que têm acesso ao grupo regional. O
histórico fica muito mais rico.

Esses são meus dois centavos.

Abraços e felicidades a todos.

Em 16 de maio de 2011 06:50, Olivier Hallot <