Eu e o Anderson estamos pensando em adaptar o script para VS e Eclipse por enquanto.
A princípio não parece ser complicado.

Date: Sat, 18 Jan 2014 19:16:41 -0200
From: olivier.hallot@libreoffice.org
To: dev@pt-br.libreoffice.org
Subject: Re: [pt-br-dev] RE: gbuild-to-ide

Olá

O Bjoern Michaelsen fez um script que permite ao KDevelop atuar como IDE
no LibreOffice. Isso é feito modulo a modulo, ou seja, se você está
trabalhando no writer ou calc, só precisa abrir o projeto respectivo sw
ou sc...

https://wiki.documentfoundation.org/Development/BuildingOnLinux#Working_on_LibreOffice_from_an_IDE

Você precisa fazer um build completo primeiro e depois fazer o

make kdevelop-ide-integration

Ele deixou a dica de como tocar o Kdevelop pelo Eclipse ou Netbeans:

http://lists.freedesktop.org/archives/libreoffice/2013-November/057598.html

Taí uma excelente contribuição pra quem gosta de Python!!!! Adaptar pro
Eclipse e Netbeans

Olivier