Olá Sebastião

Em 19-09-2012 02:00, Sebastiao Emidio Alves Filho escreveu:
Pessoal,

Só pra eu saber antes de começar qualquer coisa:

Qualquer coisa tá bom. :-D

Mas leia isso aqui primeiro:

http://pt-br.libreoffice.org/participe/desenvolvimento/

1 - Qual trabalho está em andamento com os devs pt-br?

Nada específico em termos de "devs pt-br". Eu recomendo considerar que
somos um time global, pois acho que uma regionalização nada acrescenta,
pelo contrário, fragmenta. Mas usamos esta lista aqui para trocar ideias
e experiências em português, o que é bem mais fácil, IMHO.

2 - Existe um cronograma / planejamento / metas / tarefas já definidas
para o grupo?

Não, e nem acho que deva ter agora. O LibreOffice é um poço de
oportunidades e cada um pega a que achar melhor pra fazer. Alguns
refatoram, outros consertam bugs, resolvem os easy-hacks, implementam
novidades. O céu é o limite. Tem de tudo e pra todos.

O que sabemos:
1) é um código extenso...

2) é velho (remonta a >15 anos atrás) e precisa se modernizar (refatoração)

3) é de difícil leitura (idem), pouco comentado e quando comentado, é
comentário em alemão.

4) há muitos métodos/classes obsoletos e não utilizados (veja o arquivo
unusedcode.easy na raiz do git), que pesam na compilação podem ser
passados no "phaser em modo letal".

5) Há muitos bugs a serem consertados...

6) há uma demanda muuuito forte para criar uma equipe de QA, pois essa
parte não está bem estruturada.

7) Cada um tem seus "bugs de estimação" (pet-bug). São aqueles que
encontramos no trabalho e chateiam pra caramba. Ai tenta-se resolver mas
não se consegue ou não se tem tempo...

8) Existe uma disciplina de contribuição: você não pode bagunçar o
produto com ideias mirabolantes por que o time de devs global fará uma
crítica. Esse time pede o parecer do time de usabilidade e do time de
design antes de sair mexendo nas coisas. As decisões são por consenso.
Casos extremos são levados ao Conselho da The Document Foundation, o
qual faço parte por ter sido eleito pelos membros da TDF.

3 - Que IDE vocês estão usando no desenvolvimento? vim ? :)

Os principais devs usam vim e não abrem mão dele, até com tweaks milagrosos.

Eu sou mais preguiçoso e teimoso e tento usar o Eclipse com CDT. Mas só
aproveito 10% dele por que o projeto LibreOffice não foi criado nas
regras do Eclipse (na época não existia), e ele não funciona nessa IDE
(make, run, etc...), exceto...

...O editor e o indexador de tipos/variáveis, que, quando funciona,
facilitam identificar o tipo de uma variável/objeto passando o mouse em
cima dela. Mas pra isso tem de subir muito os parametros de heap do Java
e ter paciência de Jó para esperar ele indexar na 1ra vez. Só sendo
teimoso mesmo.

Em resumo: use o que achar melhor pra você.

Até mais.

Com certeza!

--
Olivier Hallot