isso mesmo cara, deu certinho.....
o problema era o UTF-8, fiz o mesmo procedimento de mudança no gedit, deu
tudo certo.

Então tenho que ficar atento a esse detalhe, porque o Windão não usa UTF-8
por padrão,

vou testar usar desse modo, ou tentar usar objetos OLE, achei esse link
muito interessante

http://stackoverflow.com/questions/7806041/how-to-search-and-replace-in-odt-open-office-document

abraços