A questão aqui é que o LibreOffice não vem com a acessibilidade ativada por padrão e além disso precisa do Java Access Bridge.

Vir com a acessibilidade ativada por padrão é uma coisa que não interfere em nada o funcionamento do programa para as pessoas que não precisam de leitores de telas e faz uma enorme diferença para quem precisa deste recurso. É mais fácil quem não precisa de acessibilidade desativar tal recurso, do que ao contrário...

Um problema sério, é que não existe o Java Access Bridge para 64 bits, obrigando aos usuários de leitores de telas a usarem somente sistemas em 32 bits.

Se serve como orientação, no Lotus Symphony da IBM a acessibilidade vem ativada por padrão e não é mais preciso o java access bridge. Não sei o que eles modificaram, só sei que ficou bem acessível ao leitor de telas NVDA.